sábado, 22 de agosto de 2009

"Liberdade" Socialista: MAIS GAYS PRESOS EM CUBA...



Essa é pros gays que defendem a ditadura de Fidel... Há menos de 1 mês, 19 jovens gays foram presos por ir a um evento marcado pela Agência de Saúde Cubana que iria distribuir gel lubrificante e camisinhas de graça (a noticia consta neste blog). E agora mais esta notícia. Acho que convém fazer uma lista contando os gays e lésbicas presos, desaparecidos ou mortos para aqueles que sustentam a tese da "opressão sufocante homofóbica, capitalista e cristã no Brasil"...
 
 
Presos dois ativistas gays estão em paradeiro desconhecido

Ambos foram presos enquanto participavam de uma reunião para organizar o evento "Mr. Gay", a se realizar em 29 de agosto no Malecón, em Havana.

Redação CE 17/08/2009

Dois membros da "Fundação Cubana de LGBT" (lésbicas, gays, transexuais e bissexuais) ainda estão desaparecidos desde a última sexta-feira, quando foram detidos por agentes da Polícia e da Segurança do Estado, em uma operação para impedir a organização de uma atividade, relatou ao site CUBAENCUENTRO.com com, o presidente deste grupo independente, Aliomar Janjaque.

Os detidos são Mario Jose Delgado, 27, vice-presidente da Fundação, e Berkis Delín, de 21. Janjaque garante que vários ativistas tem procurado nas delegacias de polícia de Havana sem resultado. Os familiares dos detidos tampouco foram informados do lugar que eles se encontram.

O caso de Delín, advertiu ele, é agravada pelo fato de que o paciente tem AIDS e necessita de medicação específica.

Segundo Janjaque, os membros da Fundação foram detidos sexta-feira passada na casa do Delgado, quando eles estavam reunidos para a preparação do evento Mr. Gay, uma atividade cultural, que pretende realizar a 29 de agosto no Malecon em Havana.

"Bateram fortemente na porta e começamos a pegar as coisas que tínhamos, um laptop, cartões de memória [de câmera didital] e um disco rígido. Um policial chutou a porta e quebrou", disse o ativista.

Disseram ainda que entraram na casa dois policiais uniformizados e cinco agentes da Agência de Segurança do Estado vestidos de civil. Todos estavam armados, disse. "Ninguém mostrou documentos mostrando que tinham direito de entrar".

Segundo Janjaque, autoridades alertaram que eles não iriam permitir que fosse feitas "atividades contra a revolução."

"Tentamos explicar que a atividade era cultural, para dar uma maior visibilidade à comunidade homossexual", disse Janjaque. Ele acrescentou que, em resposta, os policiais revistaram os equipamentos, e foi apreendido.

"Nós impedimos que os equipamentos fossem apreendidos, e um deles lançou um cinzeiro contra a tela de um laptop. Depois, começaram a dar golpes em todos os que estavam em casa"; No total, 11 jovens, entre meninos e meninas.

Os ativistas foram golpeados e chutados, segundo Janjaque, que afirmou que os agentes aplicaram técnicas de artes marciais.

Mario José Delgado e Berkis Delis "tomaram o disco rígido e as memórias [da câmera digital], e tentaram escapar por uma saída dos fundos da casa", mas "foram detidos na rua e golpeados na frente dos vizinhos".

Janjaque disse que a mãe de Delgado, Lourdes Gonzalez, 71, pegou o laptop e segurou-o para evitar os agentes levassem-no, mas ela também foi espancada. No entanto, a mulher conseguiu manter o computador.

Todos os ativistas, exceto Delgado e Delin, foram levados para a delegacia de Cojimar, onde permaneceram até a manhã de domingo.

Janjaque denunciou que a polícia pretendem mantê-los "junto a criminosos comuns" e obrigá-los a assinar uma "carta de advertência", na qual se declaram que são "contra-revolucionários tentando realizar atividades contra o governo".

"Ninguém assinou nada", disse ele. "Eles disseram que não iriam permitir nenhuma atividade, que sabiam que Mario José é o líder do Mr. Gay, e que com ele e com o Berkis irão tratá-los de forma "diferente", disse.

O ativista disse que, durante a operação policial, foi levada da casa uma televisão, um aparelho de DVD e dois ventiladores.

Diz ainda que, mesmo após terem sido libertados, os membros do grupo são constantemente monitorados. "

Desde que me soltaram, tem um agente da Agência de Segurânça na porta da minha casa", disse. O objetivo, seria impedir a realização de Mr. Gay.

Janjaque disse que eventos desse tipo são realizados em outros países, e no caso deste está sendo organizado pela Fundação Cubana Reinaldo Arenas, consiste na eleição do rapaz homossexual "mais bonitas fisicamente e mentalmente."

"Há 26 candidatos concorrentes", disse Janjaque e anunciou que a Fundação pretende convidar a imprensa estrangeira.

Assim mesmo, explicou que os ativistas tem colado posters pela cidade e distribuindo folhetos para promover o evento, além de um telefone para informações.

"É algo que a comunidade gay conhece e espera", disse Janjaque. "A única maneira que a Agência de Segurança do Estado tem de impedir o M. Gay é mantendo presa toda a organização", disse.

"O Mr. Gay vai acontecer, goste ou não o governo", disse ele.

© cubaencuentro.com

Arrestados y en paradero desconocido dos activistas gays - Noticias - Cuba - cubaencuentro.com (17 August 2009)
http://www.cubaencuentro.com/es/cuba/noticias/arrestados-y-en-paradero-desconocido-dos-activistas-gays-202694

Nenhum comentário:

Postar um comentário