sábado, 14 de novembro de 2009

Venezuela segue Cuba e promove perseguição a gays

Em uma ação que imita descaradamente as ações “revolucionárias” contra homossexuais cubanos, na Venezuela agora se promove o mesmo.

No dia 9 de novembro deste ano, Yonatan Matheus e Omar Marques, da organização LGBT “Venezuela Diversa”, foram presos enquanto tentavam filmar ações policiais num ponto de encontro conhecido entre os gays de Caracas.

Nesta ocasião, a polícia prendeu 19 pessoas, das quais 11 eram menores, confiscando suas identidades e seus celulares, promovendo abusos morais (xingamentos), além de agredi-los fisicamente. Omar conseguiu esconder seu celular e entrar em contato com amigos. Dois homens heterossexuais estavam no local foram também presos, o que leva a crer que tais prisões foram feitas arbitrariamente, a pretexto de oprimir as pessoas. Apesar disso, estes homens heterossexuais foram tratados “respeitosamente”, segundo informou, em nota, a International Gay and Lesbian Human Rights Commission (IGLHRC), entidade americana voltada aos direitos homossexuais.

Os ativistas foram abandonados no meio de uma rodovia, conhecida como “Francisco Fajardo”, e tiveram que voltar à pé para a cidade de Caracas. O resto dos detidos foram levados a um quartel da “Policaracas” (uma unidade de membros das forças armadas e da polícia venezuelanas fiéis à ditadura chavista). Horas depois, estes puderam entrar em contato com membros de ONGs e explicar o que estava acontecendo.

A mesma nota da IGLHRC informa ainda que esta ação é “mais uma entre tantas” que vem ocorrendo na Venezuela, sob a campanha “Operação Caracas Segura”, objetivando reduzir a criminalidade. Assim sendo, não temos outro motivo senão pensar que a homossexualidade JÁ É CRIME NA VENEZUELA, embora lamentavelmente haja homossexuais esquerdistas aqui no Brasil que defendem amplamente a ditadura chavista, que se sustenta sob a bandeira de lutar contra o que eles chamam de “imperialismo yankee”.

Finalmente, a IGLHRC condena tais ações afirmando que tais detenções são arbitrárias até mesmo segundo os parâmetros internacionais de direitos humanos acerca dos direitos à vida e à segurança, de ser livre de detenções arbitrárias, da tortura ou da crueldade, punições ou tratamentos degradantes e anti-humanos, direito a viver sem ser discriminado, ser tratado com igualdade perante à lei, além das liberdades de expressão e também o acesso aos defensores dos direitos humanos.

Observação:

Na foto, pode-se ver uma (enganosa) propaganda política chavista, na qual afirma que “participação, democracia e cristianismo é socialismo”. Logo abaixo segue as orientações católicas sobre como proceder com pessoas homossexuais:

“Um número considerável de homens e de mulheres apresenta tendências homossexuais profundamente radicadas. [...] Devem ser acolhidos com respeito, compaixão e delicadeza. Evitar-se-á, em relação a eles, qualquer sinal de discriminação injusta.” (SITE DO VATICANO)

Um comentário:


  1. GAYS E LÉSBICAS PROTESTAM NA VENEZUELA
    Grupo pede mais direitos civis, como o casamento entre pessoas do mesmo sexo e o fim da discriminação
    http://cinenegocioseimoveis.blogspot.com.br/2013/05/gays-e-lesbicas-protestam-na-venezuela.html

    ResponderExcluir