sexta-feira, 6 de novembro de 2009

Gays condenados por “crimes no futuro” causa repercussões pelo mundo (menos no Brasil).

A confederação espanhola COLEGAS, entidade LGBT, condenou a sentença recebida pelos 6 homossexuais em Cuba, condenados por serem “suscetíveis a cometer crimes no futuro”, conforme já noticiou este blog. Segundo o site, a “pré-pena de periculosidade social” é uma acusação freqüentemente utilizada pelo governo para condenar cidadãos “cujo estilo de vida se distancia do ideal revolucionário, bem como para encarcerar dissidentes” na ditadura castrista.

“É inconcebível, do ponto de vista das liberdades fundamentais, que a polícia cubana exerça dons de adivinhação para ver quem poderá cometer um crime no futuro, [...] tais capacidades paranormais da revolução cubana são algo desconhecido na Europa, porém tais poderes poderiam ser empregados em ajudar a desesperada situação miserável do povo cubano, ao invés de ficar cerceando a liberdades”, ironizou Paco Ramirez, secretario de organização do COLEGAS.

“Agora, enquanto está em moda na Espanha a recuperação da memória histórica, não podemos esquecer que uma triste lei similar era aplicada na Espanha durante o regime franquista, a famosa Lei de Periculosidade Social, que criminalizava todas aquelas condutas que distanciavam-se da moralidade pública, e por ela milhares de homossexuais espanhóis foram detidos e condenados a penas de prisão como a reabilitação social”, adicionou. A organização denunciou, além disso, em seu comunicado sobre “a estratégia do regime totalitário de manipular e envenenar informações distribuídas ao mundo sobre falsas liberdades e direitos, levada a cabo por Mariela Castro, diretora do CENESEX (Centro Nacional de Educação Sexual)” e filha de Raúl Castro.

“Depois de vários anos publicitando um hipotético projeto de legalização dos casais homossexuais, que parece ter estacionado definitivamente, agora aparece como o anúncio das operações de re-designação sexual de transexuais cubanos, que esconde a realidade que apenas algumas poucas e ‘verdadeiras transexuais revolucionárias’ poderão se beneficiar do tal programa”, declarou Ramirez. “A diretora do CENESEX quer realizar o mesmo trabalho feito pela sua mãe (a falecida Vilma Espín) na área da mulher, criando a “Federação das Mulheres Cubanas”, controlar mediante um movimento artificial o engajamento de liberdades aparentes”. Daí, “nega-se o reconhecimento jurídico oficial a todas as organizações que não podem controlar”, indicou o COLEGAS.

A organização anunciou o início, em breve, de uma campanha de denúncia, chamada de "Los miércoles por la libertad en Cuba" (Quartas de Liberdade em Cuba), visando encorajar a embaixada de Cuba para se preocupar com os direitos fundamentais”.

Para se ter uma idéia da discrepância entre os fatos e aquilo que é comentado oficialmente pela ditadura cubana, recomendamos assistir este vídeo, mostrando o Ministro do Turismo de Cuba, falando que “não há discrimações e nem repressões” naquele país e que Cuba é “pura expressão de liberdade e satisfação”.


Referências

CUBA ENCUENTRO. Condenados seis homosexuales a penas de hasta tres años por 'peligrosidad predelictiva'. Disponível em: <http://www.cubaencuentro.com/es/cuba/noticias/condenados-seis-homosexuales-a-penas-de-hasta-tres-anos-por-peligrosidad-predelictiva-221017>;. Acesso em: 4/11/09.

Nenhum comentário:

Postar um comentário