quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Mais nove presos em Cuba por assistir representação teatral gay

CUBA – Nove homossexuais foram presos em Havana na noite do dia 20 de Outubro quando se dirigiam ao evento “Teorema de Apologia”, uma peça teatral de temática gay. Esta apresentação visava comemorar o “Dia Mundial do Teste de HIV”, segundo informou Jaime Duran, 34. O evento foi realizado na residência do professor de Artes Henry Solís Estévez, recentemente expulso de seu trabalho, em Pinar Del Rio, por ter promovido uma festa voltada ao publico homossexual cubano, a “Festa Gay Liberdade”, além de ser militante da Fundação LGBT Cubana Reinaldo Arenas.


Os oficiais da Agência de Segurança do Estado Cubano permitiram o acesso à casa dos primeiros expectadores; mais tarde, porém, começaram a impedir o restante dos que tentavam chegar ao local, principalmente o público homossexual, solicitando os documentos de identificação de todos. Estes agentes não prestaram esclarecimentos quanto ao motivo da prisão dos nove homossexuais. Porém, o oficial que prendeu uma travesti de 19 anos residente do município de Boyeros conhecida como “La Cambel” gritou que a levou presa por ser “uma vagabunda”.

“Somente 28 pessoas conseguiram chegar à casa e presenciar a atividade, conduzida pelo grupo de teatro independente Trípode e dirigida por Yusmania Noublet”, informou Solís. Quanto às nove pessoas presas, nenhuma delas possuía qualquer pendência com a justiça. Elas foram levadas à delegacia de Santiago de las Vegas e libertadas horas depois do fim do evento teatral. Não foram multadas, mas também não receberam nenhum tipo de explicação.

Alejandro Pérez Pérez, ator gay de 20 anos e protagonista da obra, disse:

“Agradeço à Fundação Cubana LGBT Reinaldo Arenas esta oportunidade que nos dá ao propiciar um espaço onde podemos nos expressar”.


Referências


CUBANET. Arrestan a homosexuales por asistir a representación teatral gay. JANJAQUE: Aliomar Chivaz: 23/10/09. Disponível em: . Acesso em: 24/10/09.

Nenhum comentário:

Postar um comentário