sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Presos homossexuais cubanos no Capitólio.

Quinze homossexuais foram presos na noite de terça-feira (02/02/10) em frente ao Capitólio, após um ataque tumultuado contra gays, bissexuais e travestis que se reuniam em frente à Rua Prado, em decorrência da falta de espaços para encontro de LGBTs, disse Yudisvel Santos, estudante de biblioteconomia.

Santos, de 21 anos, militante da União de Jovens Comunistas – UJC, sublinhou que a investida dos policiais da delegacia de Dragones utilizou oficiais vestidos de civis para poder enganar os gays, de forma que estes não avisassem os demais sobre a presença da polícia... os oficiais se infiltram entre os gays e se passam por homossexuais para poder prendê-los.

“A polícia persegue e prende homossexuais sob alegação [de estarmos praticando] prostituição no Capitólio e por estarmos propensos a cometer um crime”, disse Julia Sanchidrian, de 19 anos. “Isto ocorre em todos os lados da capital, com mais frequência no Parque Central, Parque Del Curita, Parque de la Fraternidad, Parque de la Virgen del Camino e no Parque Vedado”, disse.

Os gays presos foram colocados em liberdade na madrugada de quarta-feira, depois de terem sido multados; foram ainda lavradas “atas de advertência” por suposta prostituição e feitas ameaças para que não retornassem ao Capitólio, espaço reconhecido como ponto de encontro gay pelo Centro Nacional de Prevenção de DST e pelo Centro Nacional de Educação Sexual, dirigida pela Mariela Castro Espín.


Referências

MISCELANEAS DE CUBA. ARRESTAN A GRUPO DE HOMOSEXUALES EN EL CAPITOLIO. JANJAQUE, Aliomar: 8/02/2010. Disponível em: http://www.miscelaneasdecuba.net/web/article.asp?artID=25582. Acesso em: 08/02/2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário