quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Prisões, humilhações, perseguições e ameaças: as conseqüências de realizar uma festa “ilegal” no paraíso do “socialismo libertário”.

Henri Solís Estévez, Coordenador Geral da festa homosexual “Party Gay Liberdad” foi multado em 500 pesos por negar-se a declarar nomes dos membros envolvidos no transporte de equipamentos de áudio, de Havana a Pinar Del Rio, usados na festa.

Solís foi preso pela Polícia Nacional Revolucionária na Casa de Cultura Wajay, onde trabalha como professor de Arte e levado até a delegacia policial de Calabazar Boyeros, onde ficou interrogado e detido durante 11 horas, na ultima segunda-feira, 28/09/09.

“Eu estava na oficina de artesanato com meus alunos primários em frente aos seus pais quando fomos interrumpidos pela chegada da polícia, me algemaram e me tiraram no meio da aula, metendo-me numa viatura. Na frente de todos. Os oficiais pouco se importaram com o efeito psicológico que poderia ocasionar aos meus alunos ao ver uma cena violenta como esta. Eu não posso apagar da minha mente os rostos dos meus alunos quando fui algemado na frente deles como se eu fosse um criminoso”, disse Solis.

Queriam que eu colaborasse com eles, me ameaçaram de todas as formas, disseram que tinham conhecimento de que tínhamos outro equipamento de áudio, e que não iam permitir outra festa de bichinhas organizadas por nós e que nenhum “mariín de mierda” ia conseguir pressionar a Agência de Segurança de Estado Cubano.

Disseram que havia saído a informação de nós queriamos arrastar os viados para a rua, e que sabiam que havia sido Mario José e Aliomar quem havia dado a ordem de que os viados de Pinar Del Rio fossem para a rua.

A Festa Gay Liberdade é um evento gay de carater cultural organizada pela direção da Fundação Cubana LGBT Reinaldo Arenas.

Informou Aliomar Janjaque Chivaz, membro da Fundação Cubana LGBT Reinaldo Arenas, por e-mail sobre os acontecimentos.

2 comentários:

  1. Cara, Cuba não tem nada a ver com Socialismo Libertário. E tanto Fidel Castro quanto os socialistas libertários concordariam com essa afirmação. Você confundiu as coisas.
    http://en.wikipedia.org/wiki/Libertarian_socialism

    ResponderExcluir
  2. Nathan, agradeço seu comentário. O que tinha em mente era usar essa expressão para mostrar, sob nosso ponto de vista, o ridiculo pensamento dos homossexuais que DEFENDEM CUBA e Fidel. Entretanto, penso que essa expressão deve ser usada de maneira muito ambigua, pois há pessoas que conheço que a usam e DEFINITIVAMENTE não são nada libertárias, no sentido que você aprensentou.
    Abraços

    ResponderExcluir