terça-feira, 20 de outubro de 2009

Dois turistas homossexuais tchecos estão na cadeia em Cuba.

14.10.09 - Dois cidadãos tchecos foram presos pelas autoridades cubanas em Havana sobre alegação de dano em 23 de junho, segundo porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros da República Tcheca Milan Repka. Porém, um parente alega que a motivação da prisão foi o comportamento homossexual.


“Ambos os acusados tem entrado em contato com o nosso escritório diplomático”, disse Repka. Segundo ele, o tribunal [cubano] não tem lidado com o seu caso [ainda]. A informação foi divulgada primeiro pela rádio tcheca Frekvence 1.

O jornalista Petr Burda disse na rádio que não acredita que o motivo da prisão seja o fato de serem homossexuais. Segundo ele, homossexualidade não é crime em Cuba (mentira) e que há muitos outros gays e lésbicas tchecos indo para lá por motivos de turismo.

Um parente de um dos acusados disse nessa rádio que ambos eram parceiros e sustenta que ambos haviam sido detidos por serem homossexuais, tendo sido presos por seu “comportamento homossexual” [troca de beijos] depois de desembarcar em Havana para uma férias de duas semanas em Cuba.



Referências:


ČESKÉNOVINY. Two Czechs arrested in Cuba: allegedly for being gays. ČTK: 14/10/2009. Disponível em: . Acesso em 15/10/09.

Um comentário:

  1. O que o governo de Cuba fez é completamente estúpido (assim como é essa republiqueta como um todos), mas esses dois tchecos, com tanto lugar no mundo, tinham que ir prá Cuba? Nem de graça quero a passagem.

    ResponderExcluir