quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Liberalismo e homossexualidade.

Na maioria dos regimes de esquerda e, por extensão, todos aqueles [regimes] em que a liberdade individual é um bem escasso, a opção da homossexualidade não é tolerada e, em alguns casos, até criminalizada. Este é o caso de países como Cuba, China, Coreia do Norte, Senegal, bem como a maioria dos países árabes e muitos outros países onde a prática da homossexualidade pode levar à prisão. Nestes países, o intervencionismo estatal chega até debaixo dos lençóis e afeta as opções sexuais mais íntimas. O Estado decide quem está certo e quem está errado, arrogando-se para si mesmo um direito que pertence ao indivíduo, e é só seu. Curiosamente nos regimes conservadores tais abusos não ocorrem e os partidos de esquerda levantam as bandeiras dos movimentos de gays e lésbicas.

O liberalismo, acerca da homossexualidade, é totalmente neutro. O liberalismo não intervém, não julga se a homossexualidade está certa ou errada, ou como encontra-se o cabelo tingido [de alguém]. O liberalismo é indiferente uma vez que as opções estão na esfera privada e formam parte da liberdade da escolha pessoal, no entanto, se o liberalismo permite que essa escolha pessoal esteja garantida e não há razão para perseguição ou menosprezo.

Feita esta pequena clarificação quero comentar as palavras do Sr. Rocco Buttiglione, criticado pelo Partido Socialista da Eurocâmara como homofóbicas, referindo-se à decisão de um juiz italiano ter cancelado o processo de deportação aberta a um jovem senegalês que alegou em sua defesa ser homossexual, prática proibida em seu país de origem e punível com 5 anos de prisão.
Buttiglione disse que a sentença lhe parece "justa" e a outra pergunta do jornalista sobre sua polêmica na Eurocâmara sobre os homossexuais dissse: "Nós não discriminamos, são os lobistas homossexuais que discriminam os cristãos". Ainda que Buttiglione não seja liberal, venho em sua defesa, pois, na verdade, acho que foi discriminado injustamente por suas crenças e seu direito inalienável de expô-las, exatamente da mesma maneira que qualquer outra pessoa.

Ao considerar o sr. Buttiglione como justa a sentença, deixa claro a eles que o lincharam por suas convicções religiosas e morais, que tê-las não significa uma beligerância homofóbica, se não, um posicionamento ideológico igualmente válido (ao menos) como qualquer outro.

Observações:

Cortesia de QLibertários! - http://qlibertarios.blogspot.com/


Referências:

ZUMBADOR. Liberalismo y homosexualidad: 03/02/2005. Disponível em: <http://zumbador.blogspot.com/2005/02/liberalismo-y-homosexualidad.html>. Traduzido por QLibertários! em: <http://qlibertarios.blogspot.com/2009/09/liberalismo-e-homossexualidade.html>. Acesso em: 8/10/09.

Nenhum comentário:

Postar um comentário