quinta-feira, 6 de maio de 2010

Ativista homosexual confessa que cooperou com agência de repressão da ditadura cubana.

CUBA - (21/04/10). Belkis Belin, lésbica ativista de direitos humanos, declarou ter colaborado com a Agência de Segurança de Estado (versão cubana da KGB) devido a chantagens e ameaças. Belkis, que é HIV positiva, permaneceu presa durante 13 dias em Villa Marista no ano passado por causa de sua participação, organização e promoção do concurso "Mr. Gay Habana", promovido pela organização independente Fundación Cubana LGBT Reinaldo Arenas in memoriam.

Belin disse que a princípio recusou todas as ofertas de melhoria de seu status e condições sociais para que pudesse colaborar com a polícia secreta. Finalmente, acabou cedendo [às pressões] por medo.

"Cada vez que me ofereciam algo eu recusava; até que um dia me disseram que se não colaborasse com eles, minha filha iria ter de pagar pelos pratos quebrados da escola. Então eu não pude fazer mais nada e inventei outra história, consumida pelo medo e com ódio de mim mesma", disse Belin.

Atualmente Belin permanece em sua casa, com uma crise de nervos, temendo represálias da Agência de Segurança de Estado cubano (Seguridad del Estado).

Referências

CUBANET. Activista homosexual confiesa cooperó con Seguridad del Estado. DELGADO, Mario Jose Gonzalez: 21/04/2010. Disponível em: http://www.cubanet.org/CNews/y2010/abril2010/21_N_1.html. Acesso em: 21/04/2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário